Apresentação


O que é o Johrei 

É um manancial inesgotável de Luz, liberada por Deus ao universo que pode ser canalizada através da palma da mão, constituindo um método de tratamento da Nova Era. Traz, como resultado, a cura de todas as doenças físicas e espirituais, criando assim um mundo de paz e prosperidade. Na verdade, vai ser, no novo milênio, uma poderosa fonte de energia renovadora da vida da humanidade.
Johrei é uma oração ou terapia feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano. Visando a eliminação de suas máculas (pecados), que estão em seu espírito, advindas de maus pensamentos, más palavras e más ações, que através dessa purificação permitida pela johrei, seriam eliminadas e consequentemente se obteria progressivamente mais saúde, prosperidade e paz. Essa comunicação se dá através daimposição das mãos[1][2][3][4], pelos membros da Igreja Messiânica Mundial. Essa terapia espitirual foi idealizada e concretizada porMeishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial. Esta palavra de origem japonesa, é composta dos ideogramas: 浄 "Joh" (purificar) e 霊 "Rei" (espírito). Em síntese, significa "Purificação do espírito" ou "Batismo pelo Fogo". Em essência consiste no ato de purificar o espírito do Homem pela energia espiritual do fogo.[5][6], predominante na luz do "Supremo Deus".
Dentre os seguidores da Igreja, o Johrei é considerado a Luz Divina, emanada de Deus e Meishu-Sama que é transmitida pelos membros da Igreja com o objetivo de purificar o espírito, através da eliminação das máculas espirituais, que são a causa dos sofrimentos humanos.
É a prática altruísta central da fé Messiânica, sendo até mesmo o nome pelo qual é conhecido o referido movimento.
Requisitos

Qualquer pessoa pode ser capacitada a ministrar Johrei, sendo preciso, para tanto, que se identifique com os Ensinamentos e conhecimentos que são ensinados pelo movimento religioso através de um curso, e que posteriormente seja outorgada com o Ohikari, tornando-se, assim, membro desta instituição religiosa. Após a pessoa interessada receber as orientações e conhecimentos, e ter obtido o ohikari para praticar o Johrei, ela, caso tenha também uma outra religião, pode continuar praticando-a, sem nenhum impedimento. Por esse motivo, existem até mesmo praticantes do Johrei que pertencem também a outras religiões e estão integrando nas suas atividades esta prática.
Para se aplicar o Johrei é preciso passar por um curso preparatório de duração bastante variável. Ao final deste curso, o interessado recebe uma espécie de medalha sagrada, conhecida pelos membros como "Ohikari".

O Ohikari

A medalha do Ohikari é geralmente de formato circular, e usada por baixo das roupas. O material do seu cordão é livre: pode ser de silicone, corda, metal ou do que o usuário preferir. Dentro do Ohikari há réplicas do ideograma japônes Hikari, que originalmente foram impressionados por Meishu-Sama, e que significa "Luz". Acreditando que as palavras tem poder e emitem vibrações assim como as imagens, esta palavra impressionada no papel, emitiria essa Luz de Deus, quando da ministração, e seria canalizada pela imposição das mãos para as outras pessoas. [7].
A cunhagem dos Ohikaris remontam à época em que Meishu-Sama ainda era membro da Igreja Oomoto, ou Oomoto Kyo, e este foi confiado do próprio Mestre Deguchi, então lider do grupo religioso, a produzir tais talismãs[8].
Os cuidados com o Ohikari devem ser redobrados pois, entre os membros, é conhecido que ao cair no chão este deverá ser reconsagrado[9] antes de utilizado novamente. Não se pode ministrar Johrei sem um Ohikari, de acordo com os membros da Igreja Messiânica.

Mokiti Okada

Mokiti Okada (岡田茂吉, em japonês) , conhecido religiosamente como Meishu-Sama (明主様 - Senhor da Luz), nasceu em 23 de dezembro de 1882, no bairro de HashibaTóquioJapão. É o fundador da Igreja Messiânica Mundial (世界救世教 - Sekai kyusei kyo), em 1 de janeiro de 1935.
Desde criança, foi uma pessoa dedicada às artes e preocupada com os problemas da humanidade.Após inúmeras dificuldades na vida familiar e empresarial, ele foi cada vez mais se aprofundando na filosofia, na religião e no estudo sobre a origem do sofrimento humano.
Como resultado de inúmeras pesquisas e uma imensa sabedoria, em 1º de janeiro de 1935, instituiu a Igreja Messiânica Mundial com o objetivo de concretizar o ideal de construir um mundo consu­bstanciado na verdade, no bem e no belo, isento de doença, pobreza e conflito.
Meishu-Sama faleceu em 1955, deixando para a humanidade uma doutrina em que o Johrei, o método de Agricultura Natural e o Belo são as três práticas básicas para se alcançar a verdadeira saúde, a prosperidade e a paz.
São estas as suas palavras: “Pude intuir esta ma­ravilha que é o Johrei graças ao conhe­cimento que tive sobre a existência do ‘espírito’ e ao princípio fundamental de que, com a purificação do espírito, o corpo volta à normalidade. Esse prin­cípio deve ser considerado como um pre­núncio da cultura do futuro. Realmente, ele representa uma grande revolução para a Ciência e, se o aplicarmos em todos os setores da vida, o bem-estar da humanidade aumentará incalculavelmente”.
Idealizou e administrou a construção de três Solos Sagrados (protótipos do Paraíso Terrestre) em Hakone, Atami e Kyoto, dois museus de ar­­te (Atami e Hakone), conceituados inter­nacio­nalmente, e preciosos ensinamentos que, embora escritos nas décadas de 30 a 50 são tidos como contemporâneos, pela sua aplicabilidade na vida cotidiana, segundo relatos de centenas de milhares de pessoas que se afirmam como salvas dos mais variados tipos de sofrimento.

Síntese da Filosofia de Mokiti Okada

"Ao longo de três mil anos, a humanidade veio se afastando cada vez mais da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, a Vontade deDeus, a Verdade.
Movido pelo materialismo, que o faz acreditar somente naquilo que vê, e pelo egoísmo, que o leva a agir de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconseqüente e vem destruindo o equilíbrio do planeta, criando para si e seu semelhante, desarmonia e infelicidade.
As graves conseqüências do desrespeito às Leis Naturais podem ser verificadas na agricultura, na medicina, na saúde, na educação, na arte, no meio-ambiente, na política, na economia, e em todos os demais campos da atividade humana. Essa situação já chegou ao seu limite. Se continuar agindo assim, é certo que o homem acabará destruindo o planeta e a si mesmo.
O propósito da Filosofia de Mokiti Okada é despertar a humanidade, alertando-a para essa triste realidade. Ela cultiva o espiritualismoe o altruísmo, faz o homem crer no invisível e ensina que existem espírito e sentimento não só no ser humano, mas também nosanimais, nos vegetais e nos demais seres. O Johrei, a Agricultura Natural e o Belo são práticas básicas dessa filosofia, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta seu equilíbrio original.
Seu objetivo final é reconduzir a humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz".

Iluminação

Mokiti Okada alcançou o alto grau de iluminação, conhecimento superior das coisas aos 45 anos. Depois de inúmeros reveses e sofrimentos pessoais, começou a receber as primeiras revelações Divinas que culminaram com a principal delas: "Transição da Era da Noite para a Era do Dia", no mundo Espiritual, recebida no monte Nokoguiri (鋸山) em 15 de junho de 1931.
Aliás, muitas outras religiões também explicam algo relacionado a uma transição do mundo, nos tempos atuais. Também podem ser utilizadas para nomear este acontecimento, as expressões Juízo Final, utilizada pelo Cristianismo; Transição Planetária, utilizada pela Doutrina Espírita, apenas para exemplos.

Origem do movimento


A partir daí, segundo os adeptos, já consciente de sua missão, Meishu-Sama instituiu o movimento a que denominou Igreja Messiânica Mundial. Cerceado, porém, pela falta de liberdade religiosa, não prevista na constituição japonesa da época, o que só viria a ocorrer alguns anos mais tarde (em 1947), ele decidiu, inicialmente, concentrar o seu trabalho na divulgação velada do Johrei e na formação do elemento humano, direcionando, posteriormente, o seu empenho na construção dos "Protótipos do Paraíso Terrestre" emHakone (箱根), Atami (熱海) e Kyoto (京都), na divulgação dos preceitos, da Agricultura Natural e do belo e na elaboração de textos e artigos que embasariam toda a sua doutrina e filosofia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário